Livros
Descubra o Futuro da Ciência e Educação no Brain Connection
Explore nossa coleção exclusiva de livros e produções científicas. Cada obra é uma ponte entre conhecimento, inovação e prática, trazendo pesquisas inéditas, insights transformadores e reflexões que conectam teoria e ação. Mergulhe no universo do saber e acompanhe de perto as ideias que estão moldando o futuro da neurociência, psicopedagogia e educação ética.
Entre, explore, transforme. O conhecimento espera por você.

CAMINHOS DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO I – ENTRETECENDO MÚLTIPLOS SABERES
Sinopse
Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes é uma obra elaborada a muitas mãos e que reflete claramente o pensamento que ao se tratar de pessoas nenhum profissional é suficiente e a multiplicidade de perspectivas se faz necessária. A interface saúde, educação e neurociências, tendo em vista sua complexidade, requer realmente muitos olhares sobre o mesmo cérebro. Assim, trançando diversos itinerários compartilhamos conhecimentos, a partir das esferas de atuação de cada autor e autora, somados ao desejo, expresso nas entrelinhas de cada capítulo, de avançar na qualidade e na eficácia da formação ampla de crianças, jovens, adultos e idosos, entendendo que nenhum conhecimento finda em si mesmo, mas externa a riqueza das possibilidades para alcançá-lo.


CAMINHOS DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO II – ENTRETECENDO MÚLTIPLOS SABERES
Sinopse
Este livro representa o esforço e a dedicação de um conjunto de especialistas das áreas da saúde, educação e neurociência que, diariamente, trabalham na construção de um caminho para promover mais justiça, mais equidade e mais igualdade no acesso à uma educação que se quer cada vez mais inclusiva e integradora. A liberdade de cada cidadão na escolha dos seus caminhos deverá ser sempre assistida pela comunidade científica, que também deve ser facilitadora do conhecimento e do estado da arte. É o conhecimento que traz para cada um de nós uma maior consciência da realidade e da imagética que traçamos para o futuro, neste caso concreto, o de uma educação inclusiva para o mundo. O Projeto Europeu Erasmus+ Caminhando para Uma Escola Inclusiva na Europa tem como parceiro em Portugal uma entidade de Solidariedade Social, a Omnes Pro Uno, parceira e coorganizadora desta obra que disseminará no mundo a importância e os caminhos para uma escola inclusiva.


CAMINHOS DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO III – ENTRETECENDO MÚLTIPLOS SABERES
Sinopse
O terceiro volume da coleção Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: entretecendo múltiplos saberes, seguindo os mesmos princípios dos volumes anteriores, externa uma multiplicidade de visões cientificamente comprovadas. São autores e autoras de renome que transformam em textos suas experiências e percursos de pesquisa e assim, com vários fios, nós e laçadas é apresentada uma teia de saberes, que pode ser uma fonte de pesquisa e atualização. Nesta tessitura de conhecimentos, com muita qualidade, estão aspectos da saúde, educação e neurociências, alicerçados no princípio da dialogicidade. Fugindo da concepção do conhecimento pronto e acabado, permanecemos com a intenção de provocar os leitores a buscar a superação das respostas imediatistas, provocando novas reflexões e novas tessituras.
CAMINHOS DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO I V CAMINHOS DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO V– ENTRETECENDO MÚLTIPLOS SABERES
– ENTRETECENDO MÚLTIPLOS SABERES

INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE – UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Sinopse
O reconhecimento dos direitos fundamentais na sociedade brasileira abriu um amplo campo de estudos assim como colocou profundos desafios aos profissionais em áreas diversas, tais como Educação, Saúde, Psicologia, Direito e Assistência Social. A garantia dos direitos depende não apenas da oferta, mas, também, da qualidade dos serviços oferecidos, da compreensão dos processos de inclusão no dia a dia da sociedade, da organização da rede de serviços e da humanização das relações nas instituições de educação, saúde e outras. Além disso, o reconhecimento dos direitos anda lado a lado ao reconhecimento da cidadania. E cidadania diz respeito a todas as pessoas nas mais diferentes condições de existência e subjetividade. Requer a promoção da igualdade ao mesmo tempo em que exige o reconhecimento da diversidade. (…)

Práticas Neuropedagógicas Para a Educação Infantil – Brain Connection Kids
Sinopse
Esta obra se destina a todos os apaixonados por Educação e ao seu belo movimento de transformação. Tem como objetivo disponibilizar, de forma prática, lúdica e envolvente, aos pais, educadores, profissionais e a todos que se interessam por práticas baseadas em evidência científica uma poderosa ferramenta de intervenção.
Nestas páginas, estão estratégias desenvolvidas por grandes pesquisadores que se dedicaram a demonstrar que é possível desenvolver em qualquer pessoa suas potencialidades e habilidades de forma direta e assertiva.
É, também, um livro resultado da vivência clínica e dos materiais criados pelos participantes do Brain Kids que é um dos eixos do Brain Connection e integra toda a diversidade da comunidade escolar e as mais variadas formas de atuação.

Neurociência e Saúde Educacional – Vencendo limites – Volume 1
Sinopse
Meus queridos amigos, é com enorme prazer que recomendo a leitura e reflexão sobre as diversas temáticas desta obra maravilhosa.
À inclusão, jamais deverão ser impostos limites e barreiras, mas sim à exclusão e aos preconceitos medíocres.
Partilha-se, deste modo, a experiência, o domínio técnico e científico de peritos renomeados internacionalmente, e que, de forma acessível a todos, permite-nos um maior conhecimento e acesso à informação em áreas tão importantes como a Saúde e a Educação, aos olhos da inclusão e daqueles que conseguem ver além do olhar, mas também com o coração. Afinal, “o essencial é invisível aos olhos porque apenas se vê bem com o coração”.
Nesta importante obra, há lugar para o conhecimento, para o bom senso, como facilitadores da tomada de consciência de uma sociedade plural, de todos para todos e com todos.
Por tudo o que referi e porque a Educação e a Saúde caminham de mãos e laços dados, em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva, convido-os por meio desta leitura a participar ativamente neste movimento de tomanda de consciência pela inclusão.
Luís Miguel Neves
Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação (Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Coordenador em Portugal e disseminador no Brasil do Projeto Europeu Erasmus +
” Caminhando para uma escola inclusiva na Europa”.

Neurociência e Saúde Educacional – Vencendo limites – Volume 2
Sinopse
Falar de Inclusão é falar de TODOS e de CADA UM de nós! É falar de empatia, amor, respeito, diversidade e aceitação. Esta obra, rica e diversificada em temas e conhecimento, aborda não só a premência da deteção e da intervenção junto de quem, em um determinado momento, necessita de um apoio ou de uma ação psicoterapêutica diferenciada, mas também alude à importância de respostas trianguladas entre escola, família e comunidade, pois este é um desígnio ao qual não podemos passar indiferentes. Assim, palavras tais como: trabalho colaborativo, valores, práticas motivadoras e diversificadas, flexibilidade curricular, aprendizagens essenciais, medidas de promoção do sucesso escolar, entre outras, além de estarem na ordem do dia, só farão realmente sentido quando enquadradas em um espírito inclusivo que permita impulsionar oportunidades para que todos os alunos possam atingir o seu máximo potencial, garantindo o acesso às aprendizagens, mobilizando, para tal, saberes, competências, recursos materiais e humanos existentes no entorno da criança e do jovem.
Mais do que uma compilação de temáticas, esta obra versa e pretende sensibilizar o leitor para uma maior compreensão acerca do muito que se tem feito em prol da diferença e, sobretudo, em uma linguagem acessível e cativadora, motivar o interlocutor para uma intervenção-ação mais célere e consciente, em uma realidade que é de todos nós.
Dra. Donalda Baeta
Psicóloga. Professora e doutora Honoris Causa pela EBWU, USA. Mestre em Psicologia Educacional.
Representante e palestrante europeia no Programa Erasmus+.
Ministério Educação: Formadora do Ensino do Português.

Práticas Neuropedagógicas Para a Educação Infantil – Brain Connection Kids – Volume II
Sinopse
Produções Brain Connection agora em formato eBook!
O conhecimento não pode esperar — por isso, as produções científicas do Brain Connection agora estão disponíveis em formato digital, para que todos tenham acesso rápido, prático e global.
Artigos, pesquisas e reflexões que antes estavam restritos às edições impressas agora podem ser lidos onde e quando você quiser — com a mesma qualidade, profundidade e selo de excelência do Brain Connection.
Conhecimento acessível, ciência compartilhada, transformação em movimento.
Porque pensar o futuro é também facilitar o caminho até ele.
Acesse, leia e compartilhe os eBooks oficiais do Brain Connection — a ponte entre a pesquisa e o mundo real.
