SALAS TEMÁTICAS

As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.

PROGRAMAÇÃO 06/11

MANHÃ -Salas Temáticas:

Auditório 2 – Sala do Clínico Educador
Fundamentação científica: Essa sala articula os saberes de Neurociência Clínica e Educação. Discute a prática do clínico que atua no campo educativo, seja em consultórios, escolas ou projetos sociais. O enfoque está no cuidado integral, que une saúde mental, aprendizagem e ética.
Objetivo: formar profissionais capazes de intervir em contextos complexos, integrando escuta clínica e olhar pedagógico.

Auditório 3 – Sala do Professor Transformador
Fundamentação científica: Estudos em Neuroeducação mostram que o professor não é apenas transmissor de conteúdo, mas agente de transformação subjetiva e social. A sala propõe reflexões e estratégias sobre como a prática pedagógica pode mobilizar afetos, ressignificar trajetórias e criar ambientes de aprendizagem mais humanos e éticos.
Objetivo: fortalecer o papel do professor como mediador crítico, criativo e ético, capaz de promover mudanças estruturais no aprender.

Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.

TARDE –Salas Temáticas:

Salas Temáticas:

As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.

Auditório 2 – Sala do Clínico Educador
Fundamentação científica: Essa sala articula os saberes de Neurociência Clínica e Educação. Discute a prática do clínico que atua no campo educativo, seja em consultórios, escolas ou projetos sociais. O enfoque está no cuidado integral, que une saúde mental, aprendizagem e ética.
Objetivo: formar profissionais capazes de intervir em contextos complexos, integrando escuta clínica e olhar pedagógico.

Auditório 3 – Sala do Professor Transformador
Fundamentação científica: Estudos em Neuroeducação mostram que o professor não é apenas transmissor de conteúdo, mas agente de transformação subjetiva e social. A sala propõe reflexões e estratégias sobre como a prática pedagógica pode mobilizar afetos, ressignificar trajetórias e criar ambientes de aprendizagem mais humanos e éticos.
Objetivo: fortalecer o papel do professor como mediador crítico, criativo e ético, capaz de promover mudanças estruturais no aprender.

Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.

HorárioLocalConferencistaCursos
14h
Auditório 2
Sala do Clínico Educador –

Estratégias para Atendimento de Crianças com Autismo e TDAH em Tarefas Cognitivas
Profa. Dra.
Luciana Marcilio e equipe UNECLIN
Ementa:
Um espaço para apresentar estratégias práticas e fundamentadas em neurociência para apoiar crianças com autismo e TDAH no desenvolvimento de tarefas cognitivas, promovendo atenção, autonomia e aprendizagem efetiva.
14h
Auditório 3
Sala do Professor Transformador –

Arte que Cura: Arteterapia como Caminho para a Aprendizagem e a Saúde Integral
Prof. Me.
Cleison Rabelo
Ementa:
Nesta sala, vamos explorar como a arte pode ser um recurso terapêutico e educativo, integrando corpo, mente e emoção. Uma vivência prática para compreender os fundamentos da Arteterapia aplicados à educação, clínica e contextos inclusivos.
15h30
Auditório 2
Sala do Clínico Educador –

EnvelhecerAspectos neurocognitivos do envelhecimento
Prof. Dr.
Fabricio Oliveira
Ementa:
Vamos falar sobre memória, plasticidade cerebral, prevenção de declínio cognitivo e o papel das emoções e vínculos sociais na longevidade mental.
Um diálogo entre neurociência, psicologia e educação, mostrando que envelhecer com sabedoria é também continuar aprendendo.
15h30
Auditório 3
Sala do Professor Transformador –
LIBRAS para Educadores:
Prof. Esp.
Aldiney Silva
Ementa:
Comunicação Inclusiva no Cotidiano Escolar
Um espaço formativo para educadores compreenderem e praticarem a LIBRAS como instrumento de inclusão real no ambiente escolar. Mais do que aprender sinais, é abrir caminhos de comunicação, respeito e pertencimento.
17h A
uditório 2
Sala do Clínico Educador –

Tecnologias Digitais na Alfabetização: Criatividade e Engajamento Cognitivo
Psicóloga Esp.
Nadyla Bruna
Ementa:
Um mergulho em estratégias digitais que potencializam a alfabetização, estimulam a criatividade e ampliam o engajamento cognitivo dos estudantes. Nesta sala, a tecnologia deixa de ser acessório e se torna parceira da aprendizagem significativa.
17h
Auditório 3
Sala do Professor Transformador –

Como Transformar as Aulas Através da Musica
Profa. Priscila Mafra Um espaço para compreender, discutir e aplicar os princípios do
Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano escolar. Mais do que teoria, será uma reflexão prática sobre como a escola pode ser guardiã de direitos e promotora de cidadania.
TARDE
Auditório 4
Apresentação de Trabalhos Científicos
PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES
Apresentação de Trabalhos Científicos
PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES
Apresentação de Trabalhos Científicos
PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES

PROGRAMAÇÃO 07/11

Salas Temáticas:

As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.

Auditório 2 – Sala da Alfabetização Inclusiva
Fundamentação científica: Pesquisas em Linguística, Psicolinguística e Educação Inclusiva comprovam que a alfabetização é um processo neurocognitivo, cultural e social. Essa sala debate métodos, práticas e políticas públicas que favoreçam a alfabetização de crianças em diferentes contextos, incluindo as com necessidades específicas.
Objetivo: garantir o direito de todos à leitura e escrita, promovendo uma alfabetização acessível, ética e efetiva.

Auditório 3 – Sala da Gestão Inclusiva
Fundamentação científica: Estudos em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Neurociência Organizacional apontam que a inclusão só se sustenta quando a gestão institucional é estruturada eticamente. Essa sala aborda ferramentas de liderança, práticas de gestão democrática e estratégias de construção de escolas mais equitativas.
Objetivo: fortalecer gestores e líderes educacionais para implementar políticas e práticas que tornem a inclusão real e efetiva no cotidiano escolar

Auditório 4- Sala de Recurso: A Sala de Recurso

Espaço especializado dentro da escola destinado a apoiar alunos que precisam de atendimento educacional diferenciado. É voltada, principalmente, para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) ou dificuldades específicas de aprendizagem, mas pode atender também alunos que precisam de reforço em alguma disciplina ou habilidades cognitivas, sociais ou emocionais.

Objetivo: A Sala de Recurso é uma extensão da sala de aula, feita para que o aluno receba apoio extra sem ser excluído, com foco em inclusão, desenvolvimento e autonomia.

Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.

TARDE -07/11

As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.

Auditório 2 – Sala da Alfabetização Inclusiva
Fundamentação científica: Pesquisas em Linguística, Psicolinguística e Educação Inclusiva comprovam que a alfabetização é um processo neurocognitivo, cultural e social. Essa sala debate métodos, práticas e políticas públicas que favoreçam a alfabetização de crianças em diferentes contextos, incluindo as com necessidades específicas.
Objetivo: garantir o direito de todos à leitura e escrita, promovendo uma alfabetização acessível, ética e efetiva.

Auditório 3 – Sala da Gestão Inclusiva
Fundamentação científica: Estudos em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Neurociência Organizacional apontam que a inclusão só se sustenta quando a gestão institucional é estruturada eticamente. Essa sala aborda ferramentas de liderança, práticas de gestão democrática e estratégias de construção de escolas mais equitativas.
Objetivo: fortalecer gestores e líderes educacionais para implementar políticas e práticas que tornem a inclusão real e efetiva no cotidiano escolar.

Auditório 4- Sala de Recurso: A Sala de Recurso

Espaço especializado dentro da escola destinado a apoiar alunos que precisam de atendimento educacional diferenciado. É voltada, principalmente, para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) ou dificuldades específicas de aprendizagem, mas pode atender também alunos que precisam de reforço em alguma disciplina ou habilidades cognitivas, sociais ou emocionais.

Objetivo: A Sala de Recurso é uma extensão da sala de aula, feita para que o aluno receba apoio extra sem ser excluído, com foco em inclusão, desenvolvimento e autonomia.

Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.

Salas Temáticas: 07/11

As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.

Auditórios 2 , 3 e 4

Horário
Tarde 07/11
LocalConferencistaCursos
14h
Auditório 2
Sala Visão e Aprendizagem

cérebro e visão no autismo – achados neurofuncionais do protocolo clínico
Profa. Dra. Márcia Guimarães
Médica Oftalmologista – Hospital de Holhos – UFMG
Ementa:
Discutir e aprofundar as relações entre os processos visuais e o desenvolvimento da aprendizagem, evidenciando como alterações na visão podem impactar o desempenho escolar, a atenção, a memória e as rotas do aprender. A sala busca integrar práticas clínicas, pedagógicas e científicas, promovendo estratégias de intervenção interdisciplinar que favoreçam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
14h
Auditório 3
Sala – Aprendizagem e Família

MÃES ACOLHIDAS: Afeto, Acolhimento e Escuta como Cuidado Ético às Famílias de Crianças Atípicas
Profa. Dra. Marilúcia Gonçalves Miranda Correia
Presidente da Pestalozzi de Linhares
Ementa:
Um diálogo potente entre neurociência e ética do cuidado, para pensar como o acolhimento familiar é também uma forma de intervenção e transformação social.
Um encontro para quem acredita que cuidar é escutar, e que escutar é transformar.
14h
Auditório 4
Sala de Recurso:

Autismo
Aprender para Incluir: Autismo na Escola – Recursos e Estratégias para Professores
Profa Dra Wanessa Garcia Ementa:
Capacitar professores para o atendimento inclusivo de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo recursos pedagógicos e estratégias práticas de sala de aula. Promover o desenvolvimento comunicativo, social e cognitivo por meio de adaptações acessíveis e metodologias ativas. Estimular a parceria entre escola, família e equipe multidisciplinar, fortalecendo uma educação ética, afetiva e inclusiva.
15h30
Auditório 2

Sala do Alfabetização Inclusiva –


A reinvenção do número: um jogo de desafios, conquistas e prazeres

ELIZETE MARIA DE LIMA,
nstituto Internacional del Planeamiento de la Educación IIPE-UNIESCO/Buenos Aires.

Ementa:
Vivenciaremos algumas atividades matemáticas:
jogos brincadeiras e desafios que, além de prazerosos, serão estruturantes para a compreensão pelos professores de como as crianças processam a construção do conceito de número. Ao compreender como a criança
elabora conceitos numéricos,
os professores sentem-se
confiantes e autônomos para
avaliar, selecionar e escolher _ dentre a enorme gama de atividades disponíveis em diferentes sites, programas ou livros _ àquelas que realmente promovem essa competência lógica. E, melhor, serão capazes de produzi-las criticamente, tornando se autores da própria prática.
15h30
Auditório 3
Sala Professor Clinico –

Apraxia -Reabilitação de transtornos motores da fala, como a Apraxia de Fala na Infância (AFI).


Fonoaudióloga Claudiane Campos Ementa:
Esse transtorno neurológico acomete a área do cérebro responsável pelo planejamento e programação do ato motor da fala, afetando a execução dos sons e dificultando a inteligibilidade da comunicação oral. Por meio de técnicas especializadas, a criança pode ser capaz de se comunicar de uma maneira mãos efetiva.


15h30
Auditório 4
Sala de Recurso:
TDAH -Manejo em sala de Aula
Profa.Dra. Monique Beltrão Ementa:
Capacitar professores e educadores para o manejo pedagógico e comportamental de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Abordar estratégias práticas de organização, rotina e regulação emocional, favorecendo concentração e aprendizagem. Promover o trabalho colaborativo entre escola, família e equipe multidisciplinar, fortalecendo uma educação inclusiva e afetiva, baseada em evidências neurocientíficas.
17h
Auditório 2
Sala Professor Clinico
Programa Educacional Individualizado -PEI .Como Fazer ?
Aprender para Incluir: Recursos e Estratégias para Professores

Especialista Raquel Reis
Profa Dra Angela Mathylde Soares
Ementa:
Personalizar é incluir. O PEI é mais que um documento — é um compromisso ético com o aprender de cada estudante.
Nesta mesa, especialistas mostram como construir um PEI real, possível e transformador, alinhando neurociência, psicopedagogia e práticas pedagógicas inclusivas.
Vamos discutir passo a passo:
Diagnóstico e escuta sensível;
Planejamento interdisciplinar;
Metas funcionais e afetivas;
Avaliação contínua e reflexiva.
Um encontro para educadores que acreditam que ninguém fica pra trás quando o ensino é pensado com ética e amor científico.
17h
Auditório 3
Sala Gestão Inclusiva –

Tema: Conexões que Transformam: Aprendizagem, Inclusão,
Neurociência e Formação Profissional na Contemporaneidade
Profa. Dra. Maria do Carmo RibeiroEmenta:
A teoria sustenta a prática, o afeto dá sentido à relação pedagógica e a poesia devolve alma ao ato de educar. Ser professor, assim, é tecer sentidos, escutar com o coração e educar com a palavra viva. Nessa perspectiva, o processo formativo se configura como um ato que exige atenção ao humano, abertura à experiência e disposição para transformar o cotidiano em poesia e aprendizado. Esta
sala é um convite a repensar o papel do educador como mediador entre conhecimento e vida, guiado por uma psicopedagogia que valoriza a escuta, a presença e o afeto como princípios éticos e estéticos da formação.
17h
Auditório 4
Sala de Recurso:
Tema: Parceria Escola e Família na Promoção da Aprendizagem e na Prevenção da Violência




Profa Me. Márcia Zakur Ayres
Ementa:
Inúmeros estudos demonstram que alunos cujos pais estão ativamente envolvidos em sua educação em casa e na escola têm maior probabilidade de obter notas e resultados mais altos em testes, matricular-se em programas de nível superior, concluir o ensino médio e prosseguir para o ensino superior.
Formar essas parcerias essenciais e fazê-las funcionar deve constar nos objetivos da atuação da escola, visando construir relacionamentos colaborativos fortes e oferecer recursos para melhorar as interações entre pais e professores.
A promoção da parceria entre a escola e a família deve garantir que os grupos de pais e professores sejam construtivos e inclusivos para lidar com as complexas questões que envolvem a diversidade na sala de aula.