SALAS TEMÁTICAS
As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.
PROGRAMAÇÃO 06/11

MANHÃ -Salas Temáticas:
Auditório 2 – Sala do Clínico Educador
Fundamentação científica: Essa sala articula os saberes de Neurociência Clínica e Educação. Discute a prática do clínico que atua no campo educativo, seja em consultórios, escolas ou projetos sociais. O enfoque está no cuidado integral, que une saúde mental, aprendizagem e ética.
Objetivo: formar profissionais capazes de intervir em contextos complexos, integrando escuta clínica e olhar pedagógico.
Auditório 3 – Sala do Professor Transformador
Fundamentação científica: Estudos em Neuroeducação mostram que o professor não é apenas transmissor de conteúdo, mas agente de transformação subjetiva e social. A sala propõe reflexões e estratégias sobre como a prática pedagógica pode mobilizar afetos, ressignificar trajetórias e criar ambientes de aprendizagem mais humanos e éticos.
Objetivo: fortalecer o papel do professor como mediador crítico, criativo e ético, capaz de promover mudanças estruturais no aprender.
Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.
| Horário | Local | Conferencista | Cursos |
|---|---|---|---|
| 08h30 Auditório 2 | Sala do Clínico Educador – Humor e adaptações cuticulares. | Profa. Dra. Rosana Mendes Ribeiro Humorista Diogo Almeida (online) Medica Me. Priscila ( Neurologista ) | CDRA Intensivo– (Gravado ) |
08h30 Auditório 2 | Sala do Professor Transformador – 1-Questões da Infância: Proteção, desenvolvimento e Políticas públicas integradas. | Profa. Dra. Renata Aguilar | Um espaço para compreender, discutir e aplicar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano escolar. Mais do que teoria, será uma reflexão prática sobre como a escola pode ser guardiã de direitos e promotora de cidadania. |
| 08h30 Auditório 2 | Sala do Professor Transformador – 2-ECA na Educação: Garantia de Direitos e Aplicações Práticas na Escola | Mestranda. Danielle Aquino | Um espaço para compreender, discutir e aplicar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano escolar. Mais do que teoria, será uma reflexão prática sobre como a escola pode ser guardiã de direitos e promotora de cidadania. |
| 08h30 Auditório 3 | Sala do Professor Transformador – Educação Musical Escolar: Ritmo, Voz e Inclusão na Aprendizagem | Profa. Esp. Priscila Mafra | Uma experiência prática e teórica sobre como a música potencializa a aprendizagem, amplia a atenção, fortalece vínculos e cria ambientes escolares mais inclusivos. Aqui, a música deixa de ser só disciplina e se torna ferramenta pedagógica e terapêutica. |
| 10h Auditório 2 | Sala do Clínico Educador – Transtornos Específicos de Aprendizagem no Ensino Superior: Desafios da identificação e condutas | Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini e Doutoranda Vera Lúcia Fedel Parpineli | Ementa: Apresentar os atuais desafios da identificação dos Transtornos Específicos de Aprendizagem no Ensino Superior |
| 10h Auditório 3 | Sala do Professor Transformador – Musicoterapia Aplicada à Sala de Aula: Regulação Emocional e Neuroplasticidade | Profa. Me. Simone Presotti | Nesta sala, vamos explorar como a musicoterapia pode ser integrada ao cotidiano escolar como recurso de aprendizagem, regulação emocional e estímulo à neuroplasticidade. Uma experiência que une ciência, arte e educação em benefício do desenvolvimento integral. |
| 11h30 Auditório 2 | Sala do Clínico Educador – Transtornos específicos de Escrita Espelhada: Intervenções Baseadas na Neurociência | Profa. Dra. Gisele Germano Doutoranda Emely Kelly Silva Santos Oliveira | Nesta sala, serão apresentadas estratégias de intervenção fundamentadas em neurociência para lidar com alunos que apresentam escrita espelhada. Uma abordagem prática, científica e inclusiva para transformar desafios em oportunidades de aprendizagem. |
| 11h30- 12h30 Auditório 3 | Sala do Professor Transformador – 1-Questões da Infância: Proteção, desenvolvimento e Políticas públicas integradas. | Profa. Dra. Erica Rodrigues | Um espaço para compreender, discutir e aplicar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano escolar. Mais do que teoria, será uma reflexão prática sobre como a escola pode ser guardiã de direitos e promotora de cidadania. |
| MANHÃ | Apresentação de Trabalhos Científicos PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES | Apresentação de Trabalhos Científicos PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES | Apresentação de Trabalhos Científicos PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES |
TARDE –Salas Temáticas:

Salas Temáticas:
As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.
Auditório 2 – Sala do Clínico Educador
Fundamentação científica: Essa sala articula os saberes de Neurociência Clínica e Educação. Discute a prática do clínico que atua no campo educativo, seja em consultórios, escolas ou projetos sociais. O enfoque está no cuidado integral, que une saúde mental, aprendizagem e ética.
Objetivo: formar profissionais capazes de intervir em contextos complexos, integrando escuta clínica e olhar pedagógico.
Auditório 3 – Sala do Professor Transformador
Fundamentação científica: Estudos em Neuroeducação mostram que o professor não é apenas transmissor de conteúdo, mas agente de transformação subjetiva e social. A sala propõe reflexões e estratégias sobre como a prática pedagógica pode mobilizar afetos, ressignificar trajetórias e criar ambientes de aprendizagem mais humanos e éticos.
Objetivo: fortalecer o papel do professor como mediador crítico, criativo e ético, capaz de promover mudanças estruturais no aprender.
Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.
| Horário | Local | Conferencista | Cursos |
|---|---|---|---|
| 14h Auditório 2 | Sala do Clínico Educador – Estratégias para Atendimento de Crianças com Autismo e TDAH em Tarefas Cognitivas | Profa. Dra. Luciana Marcilio e equipe UNECLIN | Ementa: Um espaço para apresentar estratégias práticas e fundamentadas em neurociência para apoiar crianças com autismo e TDAH no desenvolvimento de tarefas cognitivas, promovendo atenção, autonomia e aprendizagem efetiva. |
| 14h Auditório 3 | Sala do Professor Transformador – Arte que Cura: Arteterapia como Caminho para a Aprendizagem e a Saúde Integral | Prof. Me. Cleison Rabelo | Ementa: Nesta sala, vamos explorar como a arte pode ser um recurso terapêutico e educativo, integrando corpo, mente e emoção. Uma vivência prática para compreender os fundamentos da Arteterapia aplicados à educação, clínica e contextos inclusivos. |
| 15h30 Auditório 2 | Sala do Clínico Educador – Envelhecer–Aspectos neurocognitivos do envelhecimento | Prof. Dr. Fabricio Oliveira | Ementa: Vamos falar sobre memória, plasticidade cerebral, prevenção de declínio cognitivo e o papel das emoções e vínculos sociais na longevidade mental. Um diálogo entre neurociência, psicologia e educação, mostrando que envelhecer com sabedoria é também continuar aprendendo. |
| 15h30 Auditório 3 | Sala do Professor Transformador – LIBRAS para Educadores: | Prof. Esp. Aldiney Silva | Ementa: Comunicação Inclusiva no Cotidiano Escolar Um espaço formativo para educadores compreenderem e praticarem a LIBRAS como instrumento de inclusão real no ambiente escolar. Mais do que aprender sinais, é abrir caminhos de comunicação, respeito e pertencimento. |
| 17h A uditório 2 | Sala do Clínico Educador – Tecnologias Digitais na Alfabetização: Criatividade e Engajamento Cognitivo | Psicóloga Esp. Nadyla Bruna | Ementa: Um mergulho em estratégias digitais que potencializam a alfabetização, estimulam a criatividade e ampliam o engajamento cognitivo dos estudantes. Nesta sala, a tecnologia deixa de ser acessório e se torna parceira da aprendizagem significativa. |
| 17h Auditório 3 | Sala do Professor Transformador – Como Transformar as Aulas Através da Musica | Profa. Priscila Mafra | Um espaço para compreender, discutir e aplicar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano escolar. Mais do que teoria, será uma reflexão prática sobre como a escola pode ser guardiã de direitos e promotora de cidadania. |
| TARDE Auditório 4 | Apresentação de Trabalhos Científicos PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES | Apresentação de Trabalhos Científicos PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES | Apresentação de Trabalhos Científicos PREMIO PROFA DRA SONIA DAS DORES RODRIGUES |
PROGRAMAÇÃO 07/11
Salas Temáticas:
As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.
Auditório 2 – Sala da Alfabetização Inclusiva
Fundamentação científica: Pesquisas em Linguística, Psicolinguística e Educação Inclusiva comprovam que a alfabetização é um processo neurocognitivo, cultural e social. Essa sala debate métodos, práticas e políticas públicas que favoreçam a alfabetização de crianças em diferentes contextos, incluindo as com necessidades específicas.
Objetivo: garantir o direito de todos à leitura e escrita, promovendo uma alfabetização acessível, ética e efetiva.
Auditório 3 – Sala da Gestão Inclusiva
Fundamentação científica: Estudos em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Neurociência Organizacional apontam que a inclusão só se sustenta quando a gestão institucional é estruturada eticamente. Essa sala aborda ferramentas de liderança, práticas de gestão democrática e estratégias de construção de escolas mais equitativas.
Objetivo: fortalecer gestores e líderes educacionais para implementar políticas e práticas que tornem a inclusão real e efetiva no cotidiano escolar
Auditório 4- Sala de Recurso: A Sala de Recurso
Espaço especializado dentro da escola destinado a apoiar alunos que precisam de atendimento educacional diferenciado. É voltada, principalmente, para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) ou dificuldades específicas de aprendizagem, mas pode atender também alunos que precisam de reforço em alguma disciplina ou habilidades cognitivas, sociais ou emocionais.
Objetivo: A Sala de Recurso é uma extensão da sala de aula, feita para que o aluno receba apoio extra sem ser excluído, com foco em inclusão, desenvolvimento e autonomia.
Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.
| Horário | Local | Conferencista | Cursos |
|---|---|---|---|
| 08h30 Auditório 2 | Sala do Alfabetização Inclusiva Gestão Escolar, Liderança e Modernidade | Profa. Esp. Isabel Castro | Ementa: Uma sala para gestores e educadores que desejam repensar práticas, desenvolver liderança e alinhar a escola às demandas contemporâneas. Reflexão e ação para uma gestão inovadora, ética e transformadora. |
| 08h30 Auditório 3 | Sala do Gestão Inclusiva O conhecimento floresce quando a escola se torna lugar de encontro, acolhimento e possibilidades. | Dra Gislene Dutra | Ementa: Nesta Sala, o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) revela sua potência como elo entre educação inclusiva, equidade e práticas transformadoras, garantindo que todo aluno tenha acesso real à aprendizagem — com respeito às diferenças e valorização das singularidades. Um convite à reflexão e à ação: educar é incluir, e incluir é transformar. |
| 08h30 Auditório 4 | Sala de Recurso: Sala de Recursos Multifuncional: um espaço que transforma potencial em aprendizado! | Me . Veridiana Souza | Ementa: Capacitar profissionais da educação para identificar necessidades individuais e promover inclusão efetiva. Apresentar estratégias psicopedagógicas práticas que favorecem aprendizagem e participação. Desenvolver habilidades para planejar, aplicar e avaliar intervenções inclusivas de forma ética e eficaz. |
| 10h Auditório 2 | Sala do Alfabetização Inclusiva A intervenção Multidisciplinar com a Pessoa com Deficiência Intelectual Grave na Idade Adulta – Desafios e Possibilidades | André Luis Pires de Carvalho Psiquiatra Adriana Fernandes Tupynabá Farmacêutica Eliana Gomes de Oliveira Psicóloga Maikon Millen da Costa Fisioterapeuta Me.Natália Inês Costa Psicóloga Rosileide Soares Boaventura Enfermeira Vilma Oliveira de Andrade Pedagoga | Ementa: Capacitar os profissionais para a intervenção multidisciplinar junto a adultos com deficiência intelectual grave, abordando desafios clínicos, educacionais e sociais, e promovendo estratégias integradas para qualidade de vida, autonomia e inclusão. |
| 10h Sala Internacional Auditório 3 | Sala do Gestão Inclusiva – Conflitos Escolares e Inclusão: Mediação, Gestão de Crises e Ética (Internacional) | Prof. Dr. Luis Miguel Neves Profa. Dra. Sofia Faguas Profa. Dra. Donalda Baeta Profa. Esp. Madalena Pacheco | Ementa: Um espaço internacional para dialogar sobre os conflitos escolares sob a ótica da inclusão. Estratégias de mediação, gestão de crises e práticas éticas que fortalecem o papel da escola como ambiente seguro, democrático e humano. |
10h Auditório 4 | Sala de Recurso: Educação de Helena Antipoff: Tratativas e Benefícios “Aprender a Incluir: Estratégias Psicopedagógicas que Fazem Diferença” | Profa Me. Lorenna de Melo Pinheiro Cardoso Mestrando Elielton Augusto | Ementa: Estratégias práticas para desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas; Adaptação das práticas pedagógicas às necessidades de cada aluno; Reflexão sobre educação inclusiva e ética no atendimento escolar. Psicopedagogia Institucional e Inclusão: Estratégias que Transformam Desafios em Possibilidades |
| 11h30 Auditório 2 | Sala do Alfabetização Inclusiva Alfabetização e Neurodiversidade: Metodologias Ativas e Respeito às Singularidades | Profa. Dra. Nivania Melo PUC-MINAS | Ementa: Um espaço para refletir e praticar como a alfabetização pode ser inclusiva, respeitando a diversidade cognitiva e afetiva dos estudantes. Com base em metodologias ativas, esta sala propõe caminhos que valorizam as singularidades e potencializam o aprender. |
| 11h30 Auditório 3 | Sala do Gestão Inclusiva – Rotas de Inclusão um projeto pela inclusão | Profa. Espec. Karina Lopes | Ementa: Apresentar estratégias de formação de profissionais para atuação inclusiva, promovendo parcerias efetivas com famílias. Desenvolver intervenções psicopedagógicas centradas na criança, respeitando seu ritmo e necessidades. Capacitar para planejar, aplicar e avaliar ações que garantam inclusão, autonomia e aprendizagem significativa. |
| 11h30 Auditório 4 | Sala de Recurso: A Eficácia do Uso de Recursos Multissensoriais no Atendimento Educacional Especializado | Profa. Me. Cida Neri | Ementa: Capacitar os profissionais da educação para a utilização eficaz de recursos multissensoriais no Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo aprendizagem significativa, inclusão e desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educacionais especiais. |
TARDE -07/11
As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.
Auditório 2 – Sala da Alfabetização Inclusiva
Fundamentação científica: Pesquisas em Linguística, Psicolinguística e Educação Inclusiva comprovam que a alfabetização é um processo neurocognitivo, cultural e social. Essa sala debate métodos, práticas e políticas públicas que favoreçam a alfabetização de crianças em diferentes contextos, incluindo as com necessidades específicas.
Objetivo: garantir o direito de todos à leitura e escrita, promovendo uma alfabetização acessível, ética e efetiva.
Auditório 3 – Sala da Gestão Inclusiva
Fundamentação científica: Estudos em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Neurociência Organizacional apontam que a inclusão só se sustenta quando a gestão institucional é estruturada eticamente. Essa sala aborda ferramentas de liderança, práticas de gestão democrática e estratégias de construção de escolas mais equitativas.
Objetivo: fortalecer gestores e líderes educacionais para implementar políticas e práticas que tornem a inclusão real e efetiva no cotidiano escolar.
Auditório 4- Sala de Recurso: A Sala de Recurso
Espaço especializado dentro da escola destinado a apoiar alunos que precisam de atendimento educacional diferenciado. É voltada, principalmente, para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) ou dificuldades específicas de aprendizagem, mas pode atender também alunos que precisam de reforço em alguma disciplina ou habilidades cognitivas, sociais ou emocionais.
Objetivo: A Sala de Recurso é uma extensão da sala de aula, feita para que o aluno receba apoio extra sem ser excluído, com foco em inclusão, desenvolvimento e autonomia.
Cada sala é um espaço de imersão científica, troca interdisciplinar e prática aplicada, reafirmando o compromisso do Brain Connection em transformar a educação, a saúde e a vida das pessoas.
Salas Temáticas: 07/11
As Salas Temáticas são espaços de aprofundamento científico e prático, que unem pesquisa de ponta, ética profissional e aplicação em contextos reais. Cada sala foi pensada para atender às demandas mais urgentes da Educação, da Saúde e da Neurociência, sempre com um olhar transformador.
Auditórios 2 , 3 e 4
| Horário Tarde 07/11 | Local | Conferencista | Cursos |
|---|---|---|---|
| 14h Auditório 2 | Sala Visão e Aprendizagem cérebro e visão no autismo – achados neurofuncionais do protocolo clínico | Profa. Dra. Márcia Guimarães Médica Oftalmologista – Hospital de Holhos – UFMG | Ementa: Discutir e aprofundar as relações entre os processos visuais e o desenvolvimento da aprendizagem, evidenciando como alterações na visão podem impactar o desempenho escolar, a atenção, a memória e as rotas do aprender. A sala busca integrar práticas clínicas, pedagógicas e científicas, promovendo estratégias de intervenção interdisciplinar que favoreçam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. |
| 14h Auditório 3 | Sala – Aprendizagem e Família MÃES ACOLHIDAS: Afeto, Acolhimento e Escuta como Cuidado Ético às Famílias de Crianças Atípicas | Profa. Dra. Marilúcia Gonçalves Miranda Correia Presidente da Pestalozzi de Linhares | Ementa: Um diálogo potente entre neurociência e ética do cuidado, para pensar como o acolhimento familiar é também uma forma de intervenção e transformação social. Um encontro para quem acredita que cuidar é escutar, e que escutar é transformar. |
| 14h Auditório 4 | Sala de Recurso: Autismo Aprender para Incluir: Autismo na Escola – Recursos e Estratégias para Professores | Profa Dra Wanessa Garcia | Ementa: Capacitar professores para o atendimento inclusivo de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo recursos pedagógicos e estratégias práticas de sala de aula. Promover o desenvolvimento comunicativo, social e cognitivo por meio de adaptações acessíveis e metodologias ativas. Estimular a parceria entre escola, família e equipe multidisciplinar, fortalecendo uma educação ética, afetiva e inclusiva. |
| 15h30 Auditório 2 | Sala do Alfabetização Inclusiva – A reinvenção do número: um jogo de desafios, conquistas e prazeres | ELIZETE MARIA DE LIMA, nstituto Internacional del Planeamiento de la Educación IIPE-UNIESCO/Buenos Aires. | Ementa: Vivenciaremos algumas atividades matemáticas: jogos brincadeiras e desafios que, além de prazerosos, serão estruturantes para a compreensão pelos professores de como as crianças processam a construção do conceito de número. Ao compreender como a criança elabora conceitos numéricos, os professores sentem-se confiantes e autônomos para avaliar, selecionar e escolher _ dentre a enorme gama de atividades disponíveis em diferentes sites, programas ou livros _ àquelas que realmente promovem essa competência lógica. E, melhor, serão capazes de produzi-las criticamente, tornando se autores da própria prática. |
| 15h30 Auditório 3 | Sala Professor Clinico – Apraxia -Reabilitação de transtornos motores da fala, como a Apraxia de Fala na Infância (AFI). | Fonoaudióloga Claudiane Campos | Ementa: Esse transtorno neurológico acomete a área do cérebro responsável pelo planejamento e programação do ato motor da fala, afetando a execução dos sons e dificultando a inteligibilidade da comunicação oral. Por meio de técnicas especializadas, a criança pode ser capaz de se comunicar de uma maneira mãos efetiva. |
| 15h30 Auditório 4 | Sala de Recurso: TDAH -Manejo em sala de Aula | Profa.Dra. Monique Beltrão | Ementa: Capacitar professores e educadores para o manejo pedagógico e comportamental de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Abordar estratégias práticas de organização, rotina e regulação emocional, favorecendo concentração e aprendizagem. Promover o trabalho colaborativo entre escola, família e equipe multidisciplinar, fortalecendo uma educação inclusiva e afetiva, baseada em evidências neurocientíficas. |
| 17h Auditório 2 | Sala Professor Clinico Programa Educacional Individualizado -PEI .Como Fazer ? Aprender para Incluir: Recursos e Estratégias para Professores | Especialista Raquel Reis Profa Dra Angela Mathylde Soares | Ementa: Personalizar é incluir. O PEI é mais que um documento — é um compromisso ético com o aprender de cada estudante. Nesta mesa, especialistas mostram como construir um PEI real, possível e transformador, alinhando neurociência, psicopedagogia e práticas pedagógicas inclusivas. Vamos discutir passo a passo: Diagnóstico e escuta sensível; Planejamento interdisciplinar; Metas funcionais e afetivas; Avaliação contínua e reflexiva. Um encontro para educadores que acreditam que ninguém fica pra trás quando o ensino é pensado com ética e amor científico. |
| 17h Auditório 3 | Sala Gestão Inclusiva – Tema: Conexões que Transformam: Aprendizagem, Inclusão, Neurociência e Formação Profissional na Contemporaneidade | Profa. Dra. Maria do Carmo Ribeiro | Ementa: A teoria sustenta a prática, o afeto dá sentido à relação pedagógica e a poesia devolve alma ao ato de educar. Ser professor, assim, é tecer sentidos, escutar com o coração e educar com a palavra viva. Nessa perspectiva, o processo formativo se configura como um ato que exige atenção ao humano, abertura à experiência e disposição para transformar o cotidiano em poesia e aprendizado. Esta sala é um convite a repensar o papel do educador como mediador entre conhecimento e vida, guiado por uma psicopedagogia que valoriza a escuta, a presença e o afeto como princípios éticos e estéticos da formação. |
| 17h Auditório 4 | Sala de Recurso: Tema: Parceria Escola e Família na Promoção da Aprendizagem e na Prevenção da Violência | Profa Me. Márcia Zakur Ayres | Ementa: Inúmeros estudos demonstram que alunos cujos pais estão ativamente envolvidos em sua educação em casa e na escola têm maior probabilidade de obter notas e resultados mais altos em testes, matricular-se em programas de nível superior, concluir o ensino médio e prosseguir para o ensino superior. Formar essas parcerias essenciais e fazê-las funcionar deve constar nos objetivos da atuação da escola, visando construir relacionamentos colaborativos fortes e oferecer recursos para melhorar as interações entre pais e professores. A promoção da parceria entre a escola e a família deve garantir que os grupos de pais e professores sejam construtivos e inclusivos para lidar com as complexas questões que envolvem a diversidade na sala de aula. |
