Prêmio Profa. Dra. Ângela Mathylde
O Impacto Social da Profa. Dra. Ângela Mathylde Soares: Uma Perspectiva Teórica e Científica
Introdução
O impacto social de personalidades acadêmicas, especialmente em áreas como a neurociência, a psicopedagogia e a educação, transcende as fronteiras do ambiente educacional. A Profa. Dra. Ângela Mathylde Soares é um exemplo de liderança cujo trabalho acadêmico e prático tem influenciado não apenas os campos de estudo em que atua, mas também a sociedade em um sentido mais amplo. Seu reconhecimento, tanto nacional quanto internacional, é resultado de uma trajetória pautada pela inovação, dedicação ao ensino inclusivo, e um compromisso inabalável com a educação humanizada. Para compreender o valor de seu legado, é essencial analisar, sob uma ótica teórica e científica, os impactos sociais que seu trabalho promove.
Contribuições Acadêmicas e Científicas
A Profa. Dra. Ângela Mathylde Soares é amplamente reconhecida por seu trabalho em neurociências aplicadas à educação e psicopedagogia. Suas pesquisas abordam de forma sistemática a relação entre o funcionamento cerebral e os processos de aprendizagem, contribuindo para o avanço da educação inclusiva e personalizada. Ao publicar mais de 40 livros e desenvolver metodologias inovadoras, como o PPAI (Programa de Prevenção e Avaliação Interdisciplinar), Dra. Ângela oferece instrumentos eficazes para educadores e profissionais da saúde, que buscam integrar a neurociência no processo de ensino-aprendizagem.
Em termos de impacto social, esses avanços não são meramente teóricos. O trabalho de Dra. Ângela Mathylde tem implicações diretas na formulação de políticas educacionais, principalmente no que diz respeito à inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem ou deficiências. Sua abordagem interdisciplinar desafia paradigmas tradicionais da educação ao introduzir métodos que permitem a personalização do ensino, garantindo que cada estudante tenha a oportunidade de aprender de acordo com suas necessidades neurológicas e emocionais.
Impacto Nacional: Formação e Inclusão Educacional
No Brasil, a Dra. Ângela Mathylde Soares desempenha um papel fundamental na capacitação de educadores e psicopedagogos. Ao enfatizar a importância de um ensino centrado na inclusão e na equidade, suas pesquisas e práticas têm impacto direto em escolas públicas e privadas, além de instituições de ensino superior. Sua abordagem inovadora sobre a importância de compreender os processos cognitivos e emocionais na aprendizagem oferece aos profissionais de educação ferramentas práticas e acessíveis para identificar e intervir em dificuldades que afetam o desempenho escolar de milhões de crianças e adolescentes.
O impacto social de seu trabalho também pode ser medido pelo número de profissionais capacitados que agora têm acesso a métodos neurocientíficos de avaliação e intervenção. Ao atuar como formadora de educadores e ao mesmo tempo como autora, suas ideias se multiplicam em escolas, clínicas e centros educacionais, promovendo uma cultura de acolhimento e respeito à diversidade cognitiva. Esta disseminação cria um efeito de ripple, onde os alunos que se beneficiam dessas práticas inclusivas, posteriormente, disseminam essas práticas em suas próprias comunidades, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e informada.
Impacto Internacional: Colaborações Globais e Reconhecimento
Em nível internacional, Dra. Ângela Mathylde Soares é uma voz ativa em congressos e fóruns que tratam da integração das neurociências na educação. Sua participação em projetos globais, como o Erasmus+, e suas contribuições em eventos acadêmicos e científicos ao redor do mundo solidificam seu status como uma autoridade reconhecida globalmente.
Este reconhecimento internacional é resultado de sua capacidade de traduzir suas pesquisas para o contexto global, adaptando suas metodologias para diferentes sistemas educacionais e culturais. Sua habilidade em criar pontes de colaboração científica entre o Brasil e outras nações tem facilitado o intercâmbio de conhecimento, promovendo uma visão inclusiva e adaptativa da educação que pode ser aplicada em diferentes contextos.
O impacto social deste reconhecimento internacional vai além do meio acadêmico. Ao representar o Brasil em fóruns internacionais e ser uma referência em neurociências aplicadas à educação, Dra. Ângela Mathylde Soares coloca o país no mapa de inovação pedagógica. Esta visibilidade gera oportunidades para parcerias globais, atraindo investimentos e projetos de colaboração científica que beneficiam diretamente o sistema educacional brasileiro.
Valorização do Trabalho: A Projeção Nacional e Internacional
O valor de se ter o trabalho de uma profissional como a Profa. Dra. Ângela Mathylde Soares reconhecido, tanto no Brasil quanto no exterior, é inegável. Em um mundo globalizado, onde a troca de conhecimento e práticas pedagógicas de ponta é essencial para o progresso social, o reconhecimento do trabalho da Dra. Ângela confere ao Brasil uma posição de destaque no cenário educacional e científico.
A valorização internacional de seu trabalho não só eleva o nome da Dra. Ângela, mas também cria um efeito multiplicador para outros pesquisadores e educadores brasileiros. Sua posição como líder em neurociências educacionais abre portas para futuros acadêmicos, que poderão seguir seus passos, contribuindo para uma rede global de pesquisa e inovação.
Por outro lado, a valorização nacional de seu trabalho se reflete no reconhecimento institucional que recebeu ao longo dos anos, incluindo prêmios e honrarias, como o Prêmio Brain Connection. Estas conquistas são um testemunho do impacto duradouro que sua pesquisa e metodologia têm sobre a educação no Brasil. Ao trazer inovações pedagógicas sustentadas por bases científicas sólidas, Dra. Ângela garante que seu legado continue a transformar a educação no país por muitos anos.
Conclusão
A Profa. Dra. Ângela Mathylde Soares é mais do que uma figura acadêmica. Ela é uma catalisadora de mudanças sociais, utilizando sua vasta experiência e conhecimento para impactar positivamente o futuro da educação e da ciência. Seu trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior, não apenas molda o presente da neurociência e da psicopedagogia, mas também cria as bases para uma sociedade mais inclusiva e consciente do papel da ciência no desenvolvimento humano.
Seu reconhecimento internacional e nacional é um reflexo direto de sua contribuição inestimável para a educação e o impacto transformador que ela promove nas vidas de educadores, estudantes e comunidades. Em última análise, Dra. Ângela representa o compromisso com um futuro educacional mais inclusivo, inovador e adaptado às necessidades do século XXI.
Agraciados de 2024
ILUMINAR E CONSCIENTIZAR SOBRE DISLEXIA E TDAH: INVISIBILIDADE/PERTENCIMENTO/TRANSFORMAÇÃO
Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn
Coordenadora do NEA-FMABC do Centro Universitário Medicina ABC & Idealizadora do MGABCD - MOVIMENTO DISLEXIA TDAH GABCD-SP
INCLUSIVA - GESTÃO DA DIVERSIDADE ESCOLAR
Nivania Maria De Melo Reis
PROJETO SOCIAL FILHOS DA INCLUSÃO
Rafaela Regina de Souza Araújo
PROJETO MOVIMENTO DO APRENDER
Jojemima Estevão de Mesquita Lucena
PROJETO SOS TUDO PELO SOCIAL
Susy Moraes de Matos da Silva
GRUPO FAMILIA DISLEXIA PERNAMBUCO
Karina Gouveia, Felipe Gomes, Carolina Assumpção, Flávia Dias
PROJETO MENTOREANDO FORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Raquel Reis Andrade e Natanael Motta
ABD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA
ABp - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE
Profa Me. Rita Thompson
CDRA
Rosana Mendes Ribeiro
PROJETO GRUPO NACIONAL MÃES DO BRASIL
ASSOCIAÇÃO DISLEXIA-MT, ASSOCIAÇÃO DISLEXBAHIA, GRUPO DE APOIO DISLEXIA SP, ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE DISLEXIA, ASSOCIAÇÃO DISLEXIA-RN, GRUPO DISLEXIA-PR, MOVIMENTO DISLEXIA ACRE, GRUPO DISLEXIA-SC, FAMÍLIA DISLEXIA PERNAMBUCO, GRUPO DISLEXIA-GO, GRUPO TDAH DISLEXIA-MS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA - SEÇÃO PERNAMBUCO (ABPP)
Profa Me. Josemina Estevão de Mesquita Lucena
ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar
Presidente Dra Ana Cristina Froes
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA - SBNPP
Presidente: Prof. Dr. Luiz Carlos Correa
Vice-Presidente: Profa Dra Rita Margarida Toler Russo
ABRA GAGUEIRA – A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GAGUEIRA
Presidente: Dr. Luiz Fernando de Souza Barreto Ramos Ferreira
Vice-Presidente: Profa Me. Mariana Vieira Barbosa Santiago
FUNDAÇÃO MANOEL DOS PASSOS BARROS
Eduardo Feitosa de Britto
MINISTÉRIO DOS PSICÓLOGOS DA IGREJA DO UNASP SP
Diretora: Psicóloga Jocilene O. Santos
Coordenadoras: Profa Dra Wanessa Garcia Oliveira e Psicóloga Nelly Brandão
INSTITUTO LIMBIOS
Prof. Me. Fernando Lauria
ESCOLA MUNICIPAL ARISTIDES JOSÉ DA SILVA - JARDIM TEREZÓPOLIS – BETIM – MINAS GERAIS
Profa. Me. Ana Mércia Pereira
LIDA - Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem
Profa Dra Simone Capellini (UNESP/Marília)
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Pr. Prof. Dr. Bizio - Coordenador do Trabalho de Acessibilidade da ICM
Doutorado e pós-doutorado em Linguística Aplicada com foco na escrita de surdos