Submissão de Trabalhos Científicos

REGULAMENTO

 

9º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection – Recife/PE

    1. A submissão de trabalhos científicos é feita exclusivamente através do preenchimento do Formulário de Submissão de Trabalhos, disponível no site www.brainconnection.com.br , após inscrição e pagamento da taxa de inscrição.

    2. Período de submissão de trabalhos: 06/05/2024 a 30/08/2024.

    3. Modalidade de apresentação do trabalho científico aprovado: comunicação oral.

    4. Cada trabalho poderá ter um autor/a, três coautores/as e o/a orientador/a (todos devem se inscrever no evento). O certificado será emitido conforme a ordem de autores/as constante na ficha de inscrição, não sendo possível qualquer alteração após a inscrição. É de total responsabilidade dos autores/as tais informações, bem como a grafia dos nomes.

    5.O(s) trabalho(s) pode(m) ser ensaios, revisão de literatura, relatos de experiência ou estudos com conclusões parciais, ou finais, contendo contribuição relevante e pertinente ao tema do congresso e seus eixos (veja abaixo).

    FORMATAÇÃO DO TRABALHO

    6. Serão aceitos trabalhos redigidos em língua portuguesa, com no mínimo 7 (sete) páginas e no máximo 10 (dez) páginas, incluindo as referências bibliográficas, gráficos e figuras. No site há um template para a formatação do trabalho.

    7. Deve ser utilizada a fonte Arial 12 , espaço 1,5. Para citações diretas e notas de rodapé: Arial 10, espaçamento simples. As margens devem obedecer às normas da ABNT/2023 (Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm).

    8. O título do trabalho deve estar centralizado, em negrito e em letras maiúsculas (Arial 14)

    9. Acima do título deve ser inserido o eixo no qual o trabalho se encaixa. Abaixo do título, com letras iniciais maiúsculas, após um espaço, devem constar o nome do/a autor/a e co-autores/as (caso haja). Os nomes dos autores/as devem estar alinhados à direita.

    10. Escrever o(s) nome(s) dos autores/as por extenso e sem abreviaturas. Colocar nota de rodapé de cada autor/a constando: formação, instituição, e-mail e agência financiadora (caso haja).

    11. O texto deve conter: a) Resumo (mínimo 200 palavras e máximo 500 palavras com espaço); b) Palavras-chave: três a cinco; c) Introdução; c) Desenvolvimento; d) Considerações finais; e) Bibliografia, sendo permitido gráficos e imagens, dentro do limite de páginas, em alta resolução.

    12. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, com base em critérios de escrita científica, qualidade e pertinência aos eixos.

    APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

    13. A apresentação será on-line, no dia 28/10/2024. O cronograma com os horários de apresentação serão informados no site do evento, bem como o link para acesso à plataforma onde ocorrerão as seções de apresentação. As apresentações serão transmitidas pelo Canal do Brain Connection no YouTube.

    a. Serão aceitas apresentações gravadas, desde que o link para o vídeo seja informado na Área de Membros do site brainconnection.com.br até as 23h59 do dia 30/10/24.

    14. Os trabalhos selecionados para apresentação oral devem ter seus slides confeccionados a partir do modelo (template), disponibilizado no site do evento.

    15. Um/uma dos/as autores/as devem apresentar o trabalho no dia designado no cronograma, a ser divulgado no site do evento. É obrigatória a apresentação para recebimento do certificado e para concorrer ao Prêmio Prof. Dr. Jaime Zorzi.

    16. Cada sessão será composta por até 5 (cinco) trabalhos agrupados por eixos afins. A Comissão Científica pode definir um número maior ou menor de componentes da sessão para a apresentação, que terá o tempo limitado em 15 (quinze) minutos e mais 15 (quinze), ao final da seção, para perguntas e comentários.

    17. Haverá um/uma mediador/a (membro da Comissão Científica) em cada sessão de apresentação.

    PRÊMIO PROF. DR. JAIME ZORZI
    18. Os trabalhos apresentados concorrerão ao Prêmio Prof. Dr. Jaime Zorzi, que serão anunciados na cerimônia de encerramento do congresso, nas seguintes categorias:
    a. Inovação Científica: Serão premiados e receberão certificados específicos 3 (três) trabalhos cujos problemas de pesquisa possuam essa importância, caracterizada por: um problema importante, mas escasso, pouco estudado, questões novas que podem trazer expressiva ajuda, pesquisa cujo resultado poderá contribuir para o equacionamento ou solução de graves problemas, questões de pesquisa que podem gerar dados conflitantes ou capazes de levar a interpretações alternativas da realidade.
    b. Excelência Metodológica: Serão premiados e receberão certificados específicos 3 (três) trabalhos que fazem uso de procedimentos metodológicos não convencionais, para adequá-los à natureza do objeto ou questões de estudo, constituição ou ajustamento de algum detalhe metodológico, enfim trabalhos que trazem alguma forma de reforços metodológicos.
    c. Revisão Sistemática da Bibliografia: Serão premiados e receberão certificados específicos 3 (três) trabalhos que se valem de publicações científicas em periódicos, livros, anais de congressos e outras publicações, não utiliza à coleta de dados in natura. No entanto, não é apenas simples transcrição de ideias, mas usar de rigor em sua narrativa.
    d. Relato de Experiência: serão premiados e receberão certificados específicos os trabalhos que descrevem com exatidão uma experiência e que, de maneira relevante, possa contribuir para sua área de atuação. É um trabalho que expressa as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões de tal vivência. É um texto bem contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

    19. No certificado especial do Prêmio Prof. Dr. Jaime Zorzi, constará o título e nomes dos/as autores/as, na ordem e grafia registrada no trabalho. Não haverá possibilidade de alteração.

    20. A inscrição do trabalho implica na concordância de todos os/as autores/as das normas estabelecidas pela Comissão Científica para submissão e avaliação do mesmo.

    21. Ao submeter um trabalho os/as autores/as autorizam sua reprodução, por via impressa ou digital, em publicações ligadas às entidades promotoras e apoiadoras do 9º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection 2024/ Recife, bem como a associação de sua imagem aos referido trabalho e evento.

    22. Todos os/as autores/a devem realizar sua inscrição individual para participar do congresso. Somente a submissão de trabalhos não garante acesso às atividades do congresso.

    23. As decisões da Comissão Científica são soberanas e irrecorríveis.

    Profa. Dra. Ângela Mathylde Soares e Prof. Dr. Luís Miguel Neves
    Presidentes / Presidents

    Profa. Dra. Jalmiris Regina O. R. Simão e Profa. Dra. Donalda Baeta
    Coordenadoras da Comissão Científica / Scientific Committee’s Coordinators

     

    EIXOS TEMÁTICOS

    • Neurociência: educação, saúde, inclusão
    • Atendimento clínico multidisciplinar
    • Mediação de conflitos
    • Gestão e educação
    • Formação profissional e docente
    • Educação e atendimento a jovens, adultos e idosos
    • Práticas e políticas de inclusão
    • Tecnologias terapêuticas e educacionais