Special Tribute
O prêmio abrange sete países, incluindo França, Itália, Alemanha, Espanha, Bélgica, Suiça , Portugal e o Brasil, este último participando como um importante colaborador na disseminação das práticas inclusivas trazidas pelo projeto. No Brasil, o número de laureados é pequeno, porém significativo, refletindo o papel crucial que essas pessoas desempenham ao valorizar e empoderar outros por meio da educação.
O prêmio também está alinhado com iniciativas como o Erasmus Plus, o programa da União Europeia que promove a cooperação educacional, cultural e social entre diversos países. O Erasmus Plus oferece oportunidades de intercâmbio e formação para estudantes, professores e profissionais, incentivando o desenvolvimento de projetos inclusivos em diferentes áreas. O Special Tribute para a Humanidade destaca-se dentro dessa rede, trazendo uma visão de união, respeito e compromisso com a inclusão em escala global.
Receber este prêmio significa integrar uma rede internacional de agentes transformadores, reconhecidos por suas contribuições para o bem comum, reforçando a necessidade de valorizarmos aqueles que fazem a diferença para que outros também sejam valorizados.
O Prêmio Special Tribute para a Humanidade, associado ao projeto europeu Cap Sur L’Ecole Inclusive, está presente em oito países, cada um contribuindo com sua própria visão para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e acessível. Esses países incluem:
1. França: Onde o projeto nasceu, e que lidera muitas das iniciativas voltadas à inclusão educacional na Europa.
2. Itália: Um dos principais países a promover a disseminação das práticas inclusivas e colaborativas no ensino.
3. Alemanha: Reconhecida por seu sistema educacional robusto, a Alemanha faz parte desse esforço para tornar a educação mais inclusiva, especialmente em questões relacionadas à acessibilidade.
4. Espanha: Que se destaca no campo da neuroeducação e da inclusão de alunos com necessidades especiais.
5. Bélgica: Sede de importantes instituições europeias, a Bélgica participa ativamente em programas que visam a integração de imigrantes e a inclusão social.
6. Portugal: Com uma longa história de inovação em políticas educacionais, Portugal tem investido cada vez mais em práticas inclusivas.
7. Suíça: Embora não faça parte da União Europeia, a Suíça apoia o projeto com sua abordagem de inclusão e pluralidade no ensino.
8. Brasil: País que participa ativamente na disseminação dessas práticas inclusivas na América Latina, destacando-se como uma ponte entre a Europa e os países da América do Sul.
Além da expansão para o Brasil, o Prêmio Special Tribute para a Humanidade fortalece as conexões internacionais e promove a colaboração entre esses países no desenvolvimento de um modelo inclusivo de educação, focado na equidade e no acesso ao ensino para todos. O prêmio também está ligado ao programa Erasmus Plus, que incentiva a mobilidade educacional e a cooperação internacional entre instituições desses países, promovendo a criação de uma rede global de práticas inclusivas.
Essa distinção é um dos maiores reconhecimentos no campo da educação e inclusão, e aqueles que a recebem são celebrados por seu comprometimento em transformar vidas por meio da educação, dando visibilidade a projetos de impacto mundial.
O Prêmio Special Tribute para a Humanidade e o projeto Cap Sur L’Ecole Inclusive têm feito um impacto notável no Brasil ao longo dos últimos 9 anos. Desde sua introdução no país, o prêmio tem promovido a educação inclusiva e o acesso igualitário a oportunidades de aprendizagem, inspirando professores e gestores a implementarem práticas pedagógicas mais acessíveis e humanitárias. Durante esse período, o
Brasil desempenhou um papel fundamental na ampliação das discussões sobre inclusão educacional, destacando-se em iniciativas voltadas para alunos com dislexia, transtornos de aprendizagem e deficiência intelectual.
Algumas das realizações mais notáveis nos últimos nove anos incluem:
1. Capacitação de Educadores: Através de treinamentos e cursos, milhares de professores brasileiros foram capacitados a trabalhar com práticas pedagógicas inclusivas, alinhadas com o modelo europeu.
2. Desenvolvimento de Políticas Educacionais: O Brasil integrou práticas de inclusão em suas diretrizes educacionais, tornando-se uma referência regional na promoção da educação para todos.
3. Expansão de Redes de Colaboração Internacional: Instituições brasileiras se uniram a organizações europeias, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências que fortaleceram o compromisso com a inclusão.
4. Projetos em Escolas Públicas e Privadas: Diversas escolas adotaram práticas inclusivas que foram influenciadas pelo projeto Cap Sur L’Ecole Inclusive, focando em alunos com necessidades educacionais especiais.
5. Apoio a Grupos de Estudo e Pesquisa: Laboratórios e grupos de pesquisa sobre neurociências e aprendizagem surgiram no Brasil, contribuindo com estudos relevantes para a inclusão.
Esses avanços são resultado do esforço coletivo entre o Brasil e os sete outros países envolvidos no projeto. O Prêmio Special Tribute para a Humanidade fortalece essa colaboração internacional, reconhecendo líderes que transformam a educação com ética e respeito, e que continuam a inspirar novos avanços para o futuro inclusivo da educação.
O Prêmio Special Tribute para a Humanidade representa o mais alto reconhecimento europeu para aqueles que dedicam suas vidas à promoção da educação inclusiva, equidade social e ética nas relações humanas. É uma honra concedida a poucas pessoas, as quais demonstram um compromisso inabalável com os princípios mais elevados da humanidade. Este prêmio simboliza não apenas a excelência individual, mas também a capacidade de inspirar mudanças positivas e duradouras na sociedade.
Como uma das maiores honrarias do projeto Cap Sur L’Ecole Inclusive Europe , o prêmio carrega um prestígio que transcende fronteiras, estendendo sua influência por oito países, incluindo o Brasil. A distinção oferecida por este prêmio não se limita ao reconhecimento individual, mas abrange também um legado coletivo de transformação, incentivando o progresso em várias áreas, como a educação, a pesquisa e a disseminação de práticas inclusivas.
Com a possibilidade de atuação em sete países da União Europeia e no Brasil, ele reflete o valor inestimável da integridade e da ética, destacando aqueles que, com compromisso, elevam a qualidade da educação e da inclusão no mundo. Receber o Special Tribute é como receber um selo de excelência em humanidade e ética, tornando o laureado um agente de mudança global.
Laureados 2024 – RECIFE
Dra Viviane Louro
Neurocientista e educadora musical, especializada em inclusão e saúde mental, docente da UFPE
Dra Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Grande experiência na área de educação, alfabetização e formação de professores, docente da UFPE
Profa Graça Griz (in memorian)
Psicopedagoga clínica pioneira no estado de PE, foi coordenadora do CEPAI e responsável pela formação de muitos psicopedagogos no estado de PE
Profa Rosa Câmara
Psicóloga, foi coordenadora do CEPAI e contribuiu com a formação de muitos psicopedagogos no estado de PE
Profa Gracita Didier (in memorian)
Fonoaudióloga pioneira no estado de PE, professora e militante na área da Fonoaudiologia Educacional
Dr Nelson Caldas (in memorian)
Otorrinolaringologista, responsável pela criação do Curso de Fonoaudiologia da UPFE, grande impulsionador do fortalecimento da fonoaudiologia no estado de PE
Prof Me Fábio Lessa (in memorian)
Fonoaudiólogo, responsável pela criação do Curso de Fonoaudiologia da UPFE, reconhecido como grande defensor do SUS e impulsionador dos estudos na área saúde coletiva e Fonoaudiologia no país
Dra Vanessa Van Der Linden
Médica, neuropediatra, com notória contribuição à sociedade pernambucana na área da avaliação, diagnóstico e tratamento de crianças neuroatípicas
Dra Sophie Eickmann
Médica, neuropediatra, com notória contribuição à sociedade pernambucana na área da avaliação, diagnóstico e tratamento de crianças neuroatípicas. Docente da UFPE
Dra Maira Roazzi
Neuropsicóloga com notória contribuição à sociedade pernambucana na área da avaliação, diagnóstico e tratamento de crianças neuroatípicas
Dr Antônio Roazzi
Psicólogo, pesquisador reconhecido internacionalmente na área da Cognição e Aprendizagem. Docente da UFPE
Dra Alina Spinillo
Psicóloga, pesquisadora reconhecida internacionalmente na área da Cognição e Aprendizagem. Docente da UFPE
Dra Ana Cristina Montenegro
Fonoaudióloga, Docente da UFPE, Pesquisadora na área de Comunicação Aumentativa e Alternativa, idealizadora do Método DHACA para crianças com TEA.
Dra Rafaella Asfora
Fonoaudióloga, Docente da UFPE, Pesquisadora na área da inclusão, idealizadora do Método DHACA para crianças com TEA.
Me. Ivana Arraes Xavier
Fonoaudióloga, Técnica da UFPE, Pesquisadora na área da inclusão, idealizadora do Método DHACA para crianças com TEA.
Dra Adriana Di Donato
Fonoaudióloga, Docente de LIBRAS da UFPE, Pesquisadora na área da inclusão e educação de surdos.
Dra Luciana Cidrim
Fonoaudióloga com notória contribuição à sociedade pernambucana na área da avaliação, diagnóstico e tratamento de crianças com transtornos de linguagem e aprendizagem
Dra Bianca Queiroga
Fonoaudióloga, Docente da UFPE, Pesquisadora na área da aprendizagem infantil e Fonoaudiologia Educacional.
Deputado Waldemar Borges
Deputado, Presidente da Comissão de Educação e Cultura, membro titular das comissões de Legislação, Constituição e Justiça e de Segurança e Defesa Social e membro suplente da Comissão de Administração Pública. Também foi vereador do Recife por quatro mandatos consecutivos, assumindo a presidência da Câmara Municipal entre os anos de 2003 e 2004.
Renata Diniz
Médica, mãe de criança com TEA, Diretora da Associação ComunicaTEA, associação de pais que visa auxiliar pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Candida Andrade
Advogada, mãe de criança com TEA, Diretora da Associação ComunicaTEA, associação de pais que visa auxiliar pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Karina Gouveia
Mãe de criança com Dislexia, membro da diretoria da Família Dislexia PE, associação de pais que visa auxiliar
Jojemina Mesquita
Presidente ABPp/ PE
Igor de Alvarenga Oliveira Icassati Rojas
Professor efetivo do Estado de Minas Gerais, atuou como vice diretor e diretor de escola pública tendo excelente experiência na Gestão Escolar. Responsável por implantar e conduzir os trabalhos da Subsecretaria de Articulação Educacional da SEEMG. Atualmente é o Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
Heverton Ferreira de Oliveira
Superintendente da SRE - Metropolitana B
Profa. Me.Lorenna Cardoso
Diretora da Escola Sandoval Soares de Azevedo/ Fundação Helena Antipoff.
Profa. Esp. Dayana Colen
Coordenadora de Educação Especial Inclusiva Escola Sandoval Soares de Azevedo/ Fundação Helena Antipoff.
Prof Esp. Elielton Augusto
Coordenador de Educação Especial Inclusiva Escola Sandoval Soares de Azevedo/ Fundação Helena Antipoff e Membro da Comissão Organizadora Brain Connection 2024.
Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria Nogueira
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
Prof Dr Marcelo Cairrão
Docente da UFPE, Coordenador do Laboratório Grupo de Neurodinâmica, onde desenvolve pesquisas nas áreas de interface cérebro-máquina e neurofeedback.
Prof Dr Wellington Pinheiro dos Santos
Docente da UFPE. Atua em pesquisas na área da Engenharia Biomédica, Inteligência Artificial Aplicada e Neurociência Aplicada. Coordenador do Laboratório de Computação Biomédica - LCB/ UFPE.
Profa. Dra Claudia Cristina Guerreiro Luísa
Coordenadora e professora de Educação e Gerontologia da Universidade do Algarve / Faro – Portugal
Profa. Dr. Hc. Donalda Maria da Silva Baeta
Coordenadora de Inclusão da AEJD e Estadual Algarve /faro. Representante do Erasmus Plus com o projeto de pesquisa de Evasão Escolar na Europa com estudo em 7 Países.
Profa. Dra Ema Susana Piteira Marques
Coordenadora de Língua Gestual Portuguesa – ADJE – Algarve- Faro – Portugal
Profa. Dra Sofia Manuel Rodrigues do Nascimento Fráguas
Convidada especial de Portugal.
Prof. Dr. Luis Miguel Ferreira Gomes
Educador Físico- Representante do Erasmus Plus com o projeto de pesquisa de Evasão Escolar na Europa com estudo em 7 Países.
Prof. Dr. Hc. Luis Miguel Neves
Convidado especial de Portugal.
Profa. Dra. Wanilda Maria Alves Cavalcanti
Psicóloga, pioneira nos estudos da Audiologia Educacional, pesquisadora na área da Linguagem e Educação Especial na Fonoaudiologia. Atuou em gestão na Educação Especial/Inclusiva em redes públicas de Educação em PE.
Prof.dr Geraldo Peçanha
Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é psicanalista, pedagogo pela UNESP-Universidade Estadual Paulista, de São Paulo. Mestre em Teoria Literária pela UFPR - Universidade Federal do Paraná e Doutor em Crítica literária pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Autor de mais de 70 livros na área de educação e literatura infantil.
Profa Dra. Luciana Ferreira Marcilio
p>Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre e Doutora em Ciências pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação do Livre Docente Fernando Capovilla. Diretora da UNICLIN - Neuromoduladora pela Faculdade Brasilia e pela FMUsp. Terapeuta TED (Terapia de Troca e Desenvolvimento) pela Psiquiatria Infantil da Univérsité François Rabelais de Medicine (CHU Bretonneau), Tours, França. Formação em Early Start Denver Model (ESDM) pelo Mind Institute. Educadora em Disciplina Positiva para pais, profissionais da saúde, professores e primeira infância pela Positive Discipline Association (PDA USA). https://pdabrasil.org.br/index.php/afiliados/nossos-afiliados/item/972-luciana-marcilio Colaboradora do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental (Lance), Instituto de Psicologia da USP. http://www.ip.usp.br/site/laboratorio-de-neuropsicolinguistica-cognitiva-experimental-lance/"